FILIPE OLIVEIRA

24 OUT 2017 – 16H41 ATUALIZADO EM 24 OUT 2017 – 16H42

Opinião é de Marcia Ogawa, executiva da Deloitte. De acordo com professores e empreendedores do setor, por outro lado, mudanças devem ocorrer de forma gradativa.

Durante palestra no evento, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Marcia mostrou as tendências e novidades do universo digital e como essas tecnologias estão transformando a indústria. “Todos pensam que o mundo digital é apenas para os grandes negócios. Mas, na verdade, há muitas oportunidades para as pequenas e médias empresas, que podem até mesmo se tornar parceiras das grandes corporações”, afirmou Marcia.

Durante sua palestra, Marcia destacou a internet das coisas, a inteligência artificial e o big data como algumas das mais importantes tecnologias que estão sendo utilizadas por grandes, médias e pequenas empresas em todo o mundo. “Acho que o empresariado brasileiro acaba se perdendo olhando só o mercado interno quando poderia olhar para outros países. Mas para que ele chegue a outros mercados, precisará se adaptar a essas tecnologias”.  

Inovação gradativa

Painel sobre Inovação na Industria

O MPI também teve um painel sobre inovação na indústria. Participaram da conversa Leonardo Araújo, professor associado da Fundação Dom CabralCesar Monteiro, gerente de estratégia e oferta para o segmento de manufatura da Totvs; e Yuri Lazaro de Oliveira Cunha, professor e coordenador da Business School São Paulo.

Durante a discussão, os participantes afirmaram que a indústria deve buscar a inovação. No entanto, eles defendem transformações graduais e que façam sentido aos negócios.

Palestra Prof. Yuri Lazaro

O Prof. Yuri Lázaro recomenda que os empresários devem focar apenas em algumas tecnologias que fazem sentido para o seu negócio. “Cuidado com o excesso. Olhando para tudo isso de uma só vez você pode acabar ficando parado e não fazer nada. Escolha poucas tecnologias que estão ligadas ao seu negócio e siga por elas”.

Segundo Araújo, o primeiro passo para essa mudança é que o empresário abra sua mente para as novidades. “A transformação não depende apenas das máquinas, começa na cabeça do empresário. É preciso primeiro mudar o pensamento dos gestores para depois aplicar esses novos recursos.”

Monteiro também defende que as mudanças aconteçam gradativamente. “Essa transformação deve passar inicialmente por uma mudança de cultura e ambiente. A partir daí você passa a trabalhar os processos e produtos.”

É o que também pensa Araújo. “Você não precisa ser 100% digital amanhã. O importante é usar o digital para inovar na sua área de atuação. Seja digital naquilo que faz sentido para o seu negócio. As transformações vão acontecer aos poucos”.

https://revistapegn.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/10/micro-e-pequenas-industrias-devem-se-adaptar-novas-tecnologias-para-crescer.html

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